Energia renovável na importação.

 

As placas solares usadas para o aquecimento de água absorvem a energia do sol e a transformam em calor. Esta ação é a captação de energia térmica. Já as placas usadas nos sistemas de energia solar conectados à rede, que usam a energia solar para suprir a demanda energética de casas e empresas, são compostas de células fotovoltaicas, feitas de materiais semicondutores, como o silício. Essas células fotovoltaicas geram uma descarga elétrica quando há a incidência de raios solares, ou seja, elas têm a capacidade de gerar energia elétrica e não calor.

O efeito fotovoltaico dessas células faz com que elas absorvam a energia do sol, fazendo a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas. Quando as partículas da luz solar (fótons) colidem com os átomos dessas células, provocam o deslocamento dos elétrons, gerando uma corrente elétrica. Isso acontece durante todo o dia, enquanto houver luz solar.

Para converter essas correntes elétricas geradas pelas placas fotovoltaicas é necessário o uso de um inversor de frequência, que irá alterar a frequência de energia gerada pelo sistema solar para que seja compatível à usada na rede elétrica de uma casa ou empresa. A energia gerada pelas placas está em corrente contínua e a energia usada em sua casa, por exemplo, deve estar em corrente alternada.


Quanto maior for a incidência de luz solar nas placas, maior será a geração de energia. O Brasil é privilegiado nesse ponto, pois a maior parte de sua superfície territorial possui alto potencial para captação de energia solar. É por isso que a energia solar é uma alternativa tão interessante e viável.

 

 

Vantagens da energia solar

– A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.

– As centrais necessitam de manutenção mínima.

– Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. Saiba qual o tempo de vida útil dos painéis solares fotovoltaicos.

– A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

– Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Para se calcular um Projeto de Energia Solar Residencial deve-se somar o custo dos equipamentos mais a mão de obra especializada para realizar o trabalho. No entanto, assim como todos os outros serviços, a qualidade e garantia dos mesmos serão o diferencial no valor e qualidade final do sistema.

Quando o consumidor interessado em um Projeto de Energia Solar Residencial vai até a empresa para solicitar um orçamento, muitas vezes ele, ou ela, não tem a mínima ideia sobre quais os custos envolvidos nesse cálculo, apenas a vontade de economizar na conta de luz. 

Para acabar de vez com todas essas dúvidas, o instrutor Ronilson Di Souza apresenta este artigo completo sobre tudo o que você precisa saber na hora de escolher o seu gerador solar, garantindo a economia que você espera.  

É fato que todo mundo deseja possuir um gerador de energia elétrica que seja barato, gere muita energia e tenha baixo (ou nenhum) custo de manutenção.

Infelizmente, não existe NENHUM gerador de energia elétrica que tenha, ao mesmo tempo, estas três qualidades; alguns não têm nenhuma delas, mas ainda assim a necessidade fala mais alto e, em regiões que não são atendidas pela rede pública de distribuição de energia elétrica, o uso de um gerador particular é essencial.

Nos locais que são atendidos pela rede pública de distribuição de energia elétrica, o uso de um gerador particular, caro de instalar, que gera pouca energia e tem alto custo de manutenção é simplesmente inviável.

Mas existem boas opções que podem ser adotadas em muitas situações, como é o caso da energia solar e da energia eólica, que se tornam opções vantajosas frente ao custo da energia elétrica.

Os geradores de energia solar possuem maiores possibilidades de penetração nos lares brasileiros que os geradores eólicos, pois as localidades que possuem boa qualidade de ventos são muito menores que as localidades que possuem bons telhados.

Além disso, os aerogeradores necessitam de uma infraestrutura para sua instalação (uma torre, ou pelo menos um mastro) que não é tão simples assim de se fazer em qualquer lugar.

É por isso que os projetos residenciais de energia solar no Brasil são muito mais numerosos que os projetos residenciais de energia eólica, o que faz com que os preços dos geradores solares venham caindo muito nas últimas duas décadas: quanto mais gente tem interesse em adquirir, mais gente tem interesse em produzir.

E isso, em energia solar, significa que surgiram, e surgirão, mais fabricantes, mais vendedores, mais projetistas, mais instaladores, e todos os outros profissionais e empresas que compõem a cadeia produtiva do setor.

Ainda assim, pelo menos no Brasil, os custos de um projeto de energia solar residencial ainda não estão ao alcance de toda a população, em especial os mais pobres

 

Energia Solar Residencial Quanto Custa?

O valor final para ter energia solar em uma casa possui diversas variáveis. Para se chegar o custo final do projeto residencial é preciso levar em consideração a localização da residência, se possui acesso à rede elétrica ou não, consumo mensal de energia e o tipo de ligação, por exemplo.

Todas essas informações são analisadas para que se possa dimensionar corretamente o sistema solar fotovoltaico, como são conhecidos os geradores de energia solar, e que são compostos pelo painel solar residencial, inversor e demais equipamentos e componentes para se converter a luz do sol em energia elétrica. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Assuntos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua 462, N. 857, Jardim Praia Mar | Itapema, SC | Brasil | 88220-000 | Tel: +55 (47) 3264 4015 +55 (47) 3361 8322