Os 10 maiores portos brasileiros de 2017

Para tratarmos desse ranking é preciso que saibamos o conceito de Porto Organizado.

 

Este é um bem público construído e aparelhado para atender a necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação e armazenagem de mercadorias, cujo tráfego e operações portuárias estejam sob jurisdição de autoridade portuária.

 

Dentre todos eles, dez tiveram movimentações muito bem consideradas no primeiro semestre deste ano. Vamos falar um pouco de cada um deles, por ordem de classificação de movimentação:

 

1.Porto de Santos

Administrado pela CODESP, o Porto de Santos foi o líder em movimentação entre os portos organizados, com um total de 50,39 milhões de toneladas movimentadas.

 

2.Porto de Itaguaí

Administrado pela Companhia de Docas do RJ, o Porto de Itaguaí possui um total movimentado de 25,42 milhões de toneladas.

 

3.Porto de Paranaguá

Localizado no PR, o Porto de Paranaguá movimentou um total de 21,97 milhões de toneladas no período. Administrado pela APPA, possui diversos projetos como Reestruturação do Corredor de exportação e ampliação do pátio de triagem.

 

4.Porto de Rio Grande

Com movimentação de 12,93 milhões de toneladas, um dos principais portos do RS é administrado pela SUPRG, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul.

 

5.Porto de Suape

Um dos principais portos do Nordeste brasileiro e um dos grandes portos públicos do Brasil, o Porto de Suape movimentou até junho um total de 10,76 milhões de toneladas. Hoje é administrado pela estatal chamada SUAPE – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo. Tem como um dos projetos, o novo terminal de contêineres com investimento previsto de R$ 1 Bilhão de reais. Caso tudo transcorra dentro dos prazos previstos, a licitação do Tecon 2 deve acontecer no primeiro semestre de 2018.

 

6.Porto do Itaqui

Com um movimentado de 8,94 milhões de toneladas, o Porto de Itaqui é administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). No último dia 11 de agosto bateu um recorde histórico com a movimentação de 5 milhões de toneladas de Soja.

 

7.Porto de Vila do Conde

Localizado no Pará, teve uma movimentação de 6,79 milhões de toneladas e sendo administrado pela CDP e se destaca como um dos grandes portos do Norte brasileiro.

 

8.Porto de São Francisco do Sul

Administrado pela APSFS, o Porto fechou o semestre com aumento de movimentação com alta de 1% se comparado no mesmo período do ano passado. A exportação de soja em grãos, celulose e vergalhões de aço, impulsionaram essa alta. O volume total subiu de cerca de 5,94 milhões de toneladas para 6,03 milhões de acordo com o próprio site do porto.

 

9.Porto de Santarém

Assim como o de Vila do Conde, o Porto de Santarém é administrado pela CDP e teve um total de 3,66 milhões de toneladas no período. O Porto atualmente de maior movimento de produtos granéis sólidos de origem vegetal e fertilizantes e granéis líquidos derivados de petróleo, além de passageiros e cargas gerais.

 

10.Porto de Vitória

Administrado pela CODESA, o Porto de Vitória – ES, teve ligeiro aumento nas movimentações gerais, com um acumulado de 3,18 milhões de toneladas, comparado aos 3 milhões no mesmo período do ano passado.

 

Fonte: blog.conexos.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Assuntos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua 462, N. 857, Jardim Praia Mar | Itapema, SC | Brasil | 88220-000 | Tel: +55 (47) 3264 4015 +55 (47) 3361 8322