Tempo de Transporte entre Brasil e China


Uma dúvida frequente quando se importa produtos é quanto tempo essa importação irá demorar. Saber o tempo de transporte entre Brasil e China é extremamente importante para que haja o correto planejamento das compras e consequentemente,aumento nas vendas.

O período dependerá totalmente do tipo de transporte que você escolher. Quando você importa da China, a sua mercadoria poderá chegar ao Brasil de duas formas: Por navio ou avião.

Nesse texto quero te explicar:

  • a diferença de tempo entre transporte aéreo e marítimo,

  • que tempo de transporte total é diferente do tempo de trânsito;

O tempo do transporte

O tempo de transporte do navio e do avião vai variar bastante. Isso porque Brasil e China são bem distantes. Obviamente o transporte aéreo será bem mais rápido. Mas basicamente, se você optar pelo transporte marítimo, o tempo do transporte de navio será em média, 45 dias.

Já se for melhor para a sua importação o transporte por meio de avião, a sua carga chegará entre sete dias, mais ou menos. Mas preciso ressaltar que esse período é apenas do transporte em si.

Quando você faz uma importação da China deve levar em consideração o tempo antes e depois do embarque também. Esse período também irá variar de acordo com o tipo de transporte, distância dos fornecedores até os terminais de portos ou aeroportos e também volume de cargas nesses mesmos terminais.

O tempo de movimentação das cargas antes e depois do transporte é muito importante em uma importação.

Mas o que é e como funciona o tempo antes e depois do embarque?

Ao pensar no período total do embarque da sua importação, é importante você levar em conta o tempo antes e depois do embarque da sua carga no aeroporto ou no porto. Do momento em que a carga sai do fornecedor até o momento em que ela chega até você, não é simplesmente o caminho dentro do avião ou do navio. Existem alguns passos antes e depois do embarque que faz com que o tempo da sua importação aumente.

Vou explicar um pouco mais sobre isso:

O período antes do embarque efetivo da sua carga vai desde quando as suas mercadorias saem do fornecedor, são entregues em um depósito do agente de cargas, por exemplo, até o momento em que sua carga sai da China, dentro do avião ou de um navio.

Já o tempo depois do embarque vai desde a chegada da sua carga no Brasil, no porto ou no aeroporto, providenciar a papelada e documentação para retirar a sua mercadoria até a chegada a sua empresa.

Então ao planejar seu embarque considere:
  1. Tempo de transporte entre fornecedor e entrega no terminal do porto ou aeroporto

  2. Tempo de movimentação e espera no terminal

  3. Tempo de carga (mais relevante em navios)

  4. Tempo do trânsito (a maioria das pessoas só consideram esse tempo e erram por isso)

  5. Tempo de descarga (também relevante quando é marítimo)

  6. Tempo de espera no terminal até disponibilizar a carga

  7. Tempo de desembaraço aduaneiro (esse tempo varia de acordo com o porto e o tipo da carga)

  8. Tempo de trânsito doméstico entre o porto/aeroporto e sua empresa

Bem, agora vamos falar dos tipos de transporte.

Como já disse lá em cima, existem duas formas de transporte para trazer a sua carga da China. São elas: aéreo e marítmo, ou seja, de navio ou de avião.

Cada um desses transportes tem suas vantagens e desvantagens. Cada uma tem um tempo, mas como a China é bem longe do Brasil, o transporte aéreo é bem mais rápido do que o marítimo.

Mas a escolha dependerá também do tipo de produto e do tipo de importação que você está realizando. Se você não sabe a diferença de andamento entre essas duas opções, eu vou explicar para você agora.

Transporte aéreo

Se você está pensando em realizar a importação pelo transporte aéreo, nessa forma de embarque, o tempo total varia entre 10 e 15 dias. Esses dias são divididos da seguinte forma:

  • Três dias são para realizar os trâmites antes do embarque, que eu já expliquei para você

  • Sete dias para chegar ao Brasil e

  • mais ou menos quatro dias depois até que você consiga retirar a carga no aeroporto.

Digo mais ou menos pois nunca dá pra ter absoluta certeza de como será a fiscalização aduaneira.

Não existem vôos diretos entre Brasil e China.

Apesar de ser o meio de transporte mais rápido, você pode se perguntar: “Jarne, a minha carga vai ficar voando durante sete dias mesmo?”, não, a sua carga não vai ficar voando todo esse tempo. O que acontece é que normalmente a carga não vem diretamente para o Brasil, ela fica parada em algum aeroporto no caminho, durante alguns dias. Mas isso também vai depender da companhia aérea que você contratar.

O custo de transporte aéreo da Ásia para o Brasil gira em torno do 10 dólares o quilo. Não estou falando de importação door-to-door, feita por empresas de entrega expressa como DHL, Fedex ou Correios, mas sim de transporte em aviões cargueiros.

É bem mais caro que um container. Para se ter um exemplo, um container pequeno, de 20 pés, pode levar até 15 toneladas de carga e tem o custo aproximado na publicação desse artigo de 1500 dólares. Se compararmos o frete aéreo o e o marítimo, 1500 dólares dá pra trazer um container da China com até 15 toneladas ou 150 quilos por avião.

A diferença de de 100 vezes. Podendo variar para cima ou para baixo dependendo da época do ano.

Transporte marítimo

Se você escolher o transporte marítimo para sua importação, nesse tipo de embarque o período será bem mais longo que o aéreo. Bem mais longo.

Navegando da China até o Brasil, sua carga levará em torno de 45 dias, como já disse lá em cima. O tempo antes do embarque também será um pouco maior do que o transporte aéreo.

Esse período antes deverá ser no mínimo uma semana, já que os portos da China são muito grandes e leva um tempo para organizar tudo. Se estiver tudo certo com a sua documentação e com sua mercadoria, o seu contêiner embarcará no tempo certo, cerca de sete dias.

Assim como o transporte aéreo, o transporte marítimo também terá um tempo a ser considerado em sua importação após o embarque. O período depois do embarque marítimo será de 15 dias, mais ou menos. Um tempo maior que o transporte aéreo. Isso porque o volume de cargas em portos é bem maior que em aeroportos. Você irá precisar organizar a papelada, a documentação da importação e da nacionalização. Então a média de importação pelo o mar varia entre 60 a 70 dias, no total.

Ou seja, para seu embarque marítimo, considere:

  • 2 dias para a carga sair da fábrica e ser entregue no porto

  • 7 para esperar no porto e carregar no navio (isso com tudo programado antes)

  • 45 dias para trânsito até o Brasil

  • 2 dias para descarregar os containers

  • 10 dias para liberar sua carga na alfândega

  • 3 dias para entregar a carga na sua empresa

Naturalmente os tempos não são exatos, mas estimados, e cada embarque varia um pouco, para mais ou para menos em relação aos prazos que anotei nesse artigo.

FONTE: administradores.com.br

Posts Recentes
Arquivo
Assuntos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua 462, N. 857, Jardim Praia Mar | Itapema, SC | Brasil | 88220-000 | Tel: +55 (47) 3264 4015 +55 (47) 3361 8322