Erros e Falhas na Importação

Quando uma empresa começa a importar é normal ocorrer diversas dúvidas, e até mesmo alguns erros.

 

 

A LAEL presta toda ajuda possível para que o processo de nossos clientes sejam rápidos e com o mínimo custo possível. Nesse post mostramos alguns dos erros na importação, separados entre previsíveis ou não. Também indicamos alguns cuidados na hora da importação. 

 

1 - Falta de planejamento: Esse é o primeiro e o maior erro de todos, porque o planejamento é o principal fator para evitar um erro na importação. Esse planejamento envolve desde o cálculo de custo da importação e planejamento de pagamentos até verificação do destino, modal (vai ser um contêiner? vai ser aéreo?) e classificação de Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM. Esse planejamento não é só do importador, que precisa de um despachante confiável que auxilie em todo o processo. A LAEL também ajuda seus clientes informando dados do produto e facilitando o contato com o exportador na Ásia.

Alguns exemplos de erros associados a falta de planejamento são: NCM incorreta e consequente tributação incorreta, embarque sem o deferimento da Licença de Importação, atraso de liberação de BL pelo fornecedor na Ásia (isso ocorre quando o cambio final atrasa, sem o BL a carga fica presa e gera maiores despesas de armazenagem para o cliente),  embarque com madeira não certificada, entre outros diversos.

 

2 - Mesmo com um planejamento minucioso alguns erros ainda podem acontecer, nesse momento é preciso ter calma e confiar na equipe de despacho que você contratou. Os principais problemas que não podem ser previstos tem a ver com a responsabilidade do fabricante ou do meio de transporte (modal) contratado. No caso do fabricante talvez a qualidade do produto que você recebeu não seja o que você esperava, por isso a necessidade de amostras e de ter uma equipe que te auxilie na relação com o fabricante, principalmente quando ele é de outro país. A LAEL conta com diversos clientes satisfeitos e pode fornecer amostras dos produtos, além de possuir contato direto com as fábricas fornecedoras. Quanto ao transporte os erros e problemas que podem acontecer dependem dos portos (no caso de contêineres) que podem atrasar os serviços e consequentemente a carga. Greves e problemas no navio também são fatores imprevisíveis que pode atrasar a chegada da sua carga.

 

No processo de importação o planejamento é um fator importante bem como previne muitos erros que podem ser bastante custosos. Mesmo com todo cuidado o processo é delicado e inconvenientes podem acontecer e é importante ter uma equipe que te auxilie.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Assuntos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua 462, N. 857, Jardim Praia Mar | Itapema, SC | Brasil | 88220-000 | Tel: +55 (47) 3264 4015 +55 (47) 3361 8322