O que é um canal de parametrização?

Canal de Parametrização? O que é isso?!

 

 

 

Toda importação realizada no Brasil passa por uma análise criada pela Secretaria da Receita Federal (SRF). Essa análise serve para vários fins: fiscalizar o que está sendo trazido nos contêineres e se eles condizem com o registrado nos documentos, verificar se os produtos estão com a NCM correta e, consequentemente, na tributação correta, entre outros casos.

 

Essa análise é feita logo após a chegada dos contêineres no porto, e são classificados em 4 "canais":

 

O Canal Verde é o mais simples. Quando a Declaração de Importação é parametrizada em Verde o desembaraço dessa carga será feita automaticamente pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX). Não será necessário análise de documento ou mercadoria e brevemente  o contêiner fica disponível para retirada no porto.

 

O  Canal Amarelo indica que será realizado o exame dos documentos da importação, e, não sendo constatada irregularidade, será efetuado o desembaraço aduaneiro, dispensada a verificação da mercadoria. Em caso de irregularidade o fiscal pode solicitar vistoria da mercadoria.

 

O Canal Vermelho indica que a carga passará por análise fiscal dos documentos e da mercadoria;

 

E o Canal Cinza é o mais complicado e envolve a análise dos documentos da importação, da mercadoria bem como uma análise financeira aprofundada da empresa importadora.

 

Não há como prever em qual canal cada importação vai ser encaixada, por isso é importante a correção dos documentos de importação antes do embarque.

 

Entretanto, pode-se dizer que na maioria das vezes que uma empresa ou trade faz suas primeiras importações há maior chance de ela cair em canal vermelho, e o contrário ocorre para uma empresa com vários anos de importação: será mais fácil sua importação ser caracterizada como Canal Verde ou Amarelo.

 

Importações de produtos que envolvem regras sanitárias ou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por exemplo, costumam cair no Canal Vermelho, em função de sua periculosidade. 

 

A LAEL Negócio Internacionais fornece assessoria completa no processo de importação, auxiliando na correção de documentos e facilitando o contato entre despachante, cliente no Brasil e fábrica na China.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Assuntos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua 462, N. 857, Jardim Praia Mar | Itapema, SC | Brasil | 88220-000 | Tel: +55 (47) 3264 4015 +55 (47) 3361 8322